sexta-feira, 25 de novembro de 2022

My only one

  capítulo 1 : O bom filho a casa torna (parte 2) 




Helena se dirigiu ao escritório do pai, ansiosa para esclarecimentos. No entanto, ao chegar perto da porta, ouviu uma conversa que a deixou profundamente perturbada. Assunção estava claramente envenenando Tadeu contra a própria esposa. 
:_ não é certo que uma mulher casada andar por ai acompanhada de outros homens
:_ Nelson é meu peão de confiança. Fui eu mesmo quem pedi para que ele a levasse 
:_ e sua mulher nem sequer prepara sua comida? 
:_ temos Sebastiana para isso
:_uma mulher que não serve nem para cuidar do próprio marido não serve para mais nada
:_ vou te pedir que respeite a minha esposa
:_ essa mulher sempre te envenenou contra sua própria família
:_ Você é quem sempre envenenou meu casamento, fingindo aceitar minha esposa apenas por conta do seu dinheiro 
:_ nunca precisei do dinheiro da sua mulher
:_ a soma sempre te agradou , mãe
:_ eu não entendo como um grande homem pode se apaixonar por uma mulher assim...
:_Não preciso que você entenda, mas, na minha casa, você vai respeitá-la 

Ouvindo a discussão, Helena bateu na porta, anunciando sua chegada. 
:_ Oi, pai, sou eu, Helena! Posso entrar? 
:_ oi filha, entre por favor

Helena abriu a porta e, com um sorriso aliviado, deu um longo e forte abraço no pai. Aquele gesto de carinho e reconexão proporcionou um breve alívio em meio à tensão que ainda pairava no ambiente.
:_ Oi, minha filha, quanto tempo! Como você cresceu, está linda 
:_ Obrigada, pai. E você está igual a um galã 
:_ "Faz tempo que a senhorita não vem me ver, já era hora 
:_ Sim, mas agora vou ficar muito tempo aqui para matar a saudade 

No meio da conversa, Assunção interrompeu abruptamente, informando que estava indo para a fazenda e saiu sem esperar por seu filho ou pela neta.
:_Papai, vim te avisar que o almoço já vai ser servido 
:_ Bom, eu iria almoçar no restaurante que tem aqui perto e pedir para o Otávio te levar para casa 
:_ Não, papai, almoça comigo? Não vai me fazer essa desfeita. Vim aqui para te buscar. 
:_ Você tem razão, minha filha. Claro, posso almoçar com você e sua mãe 
:_ então vamos?
:_ sim vou trancar o escritório, sua avó já foi?
:_ pelo jeito sim papai, ela não está lá fora
:_ vou avisar o Otávio e já vamos 
:_ quem é esse Otávio?
:_ é filho do seu Nelson que buscou vocês no aeroporto
:_ entendi papai e ele trabalha com você?
:_ sim Helena, ele começou hoje 
:_ quero conhecer a Inês mamãe disse que é um amor de menina
:_ essa semana você conhece



Tadeu briu a caminhonete e Helena se acomodou no banco da frente, enquanto o pai conversava com Otávio. Helena, ansiosa para estabelecer um clima agradável, colocou uma música no carro e esperou o pai retornar. 
:_ pronto filha, podemos ir
:_ coloquei uma música espero que não incomode
:_ claro que não filha, como está as coisas na capital?
Enquanto o carro do patrão se distanciava, Otávio observava com curiosidade. Ele tentava vislumbrar a famosa herdeira Monteiro dos Reis, mas apenas conseguia ver um longo cabelo cor de ouro e um óculos de sol que escondia seu rosto. “Ela é misteriosa,” pensou o rapaz. 
:_ as coisas vão muito bem papai, estou terminando a faculdade e trabalhando também 
:_ é mesmo filha?
:_sim, estou na gerência de uma loja  no shopping central
:_ fico muito feliz em saber você sempre foi muito inteligente
:_ tive a quem puxar, e quando vocês vão a capital? 
:_ não me acostumo na cidade grande filha
:_ besteira papai
:_ e você está namorando minha filha?
:_ mamãe me fez a mesma pergunta, não estou e nem penso nisso nesse momento
:_ você tem que pensar muito bem e analisar bem seus pretendentes é uma menina bonita e rica muitos espertalhões podem tentar aproveitar disso
:_ podemos mudar de assunto?
Tadeu percebeu o desconforto em sua filha
:_ e seus avós Lele?
:_ estão bem, a avó implicante como sempre
:_espero que vocês duas não tenham nenhum problemas
:_ quanto a isso não se preocupe papai



O clima do almoço em família estava muito agradável, até que Assunção encontrou uma forma de criticar a comida preparada por Sebastiana. 
:_ não gostei desse arroz, está muito salgado
:_ eu achei uma delicia, avó
:_ seu avô não pode comer comida muito salgada ,Helena. você sabe
:_ mãe a comida está ótima
:_ isso que da deixar empregada tomar conta de tudo 
:_ Se diz funcionária do lar, avó, já estamos em 2018 
:_ Assunção pare com isso, por favor
:_ mas Clóvis,  isso pode fazer mal para sua saúde. Estou pensando em você 

Sebastiana visivelmente constrangida, tentou se defender : 
:_ Me desculpe, Dona Amália. Preparei o almoço da mesma forma que sempre faço. Talvez tenha pesado a mão, mas isso não voltará a acontecer 
:_ a comida está boa Tiana, está no ponto certo não há o por que se desculpar
:_ obrigada senhorita  Helena , posso me retirar?
:_ sim Tiana

Sebastiana se retirou da sala de jantar constrangida a anos trabalhava para a família Dos Reis e nunca havia tido nenhuma crítica em relação ao seu trabalho 
:_ Helena, você fez muito errado em ter dado razão a essa empregada
:_Assunção, não quero que cenas como essa voltem a acontecer dentro da minha casa. Não quero que a Sebastiana ou qualquer um dos funcionários seja tratado de forma que possa constrangê-los
:_ eu não posso opinar dentro da casa do meu filho?
:_ claro que pode, desde que o faça com educação e respeito. Dentro da minha casa, não tolerarei falta de respeito ou desumanidade 
:_ meu filho , sua mulher está me repreendendo, não falará nada?
:_ cooncordo com minha esposa. Nosso lar precisa manter a paz. Se há alguma queixa, fale com Amália e, principalmente, seja educada 
:_ obrigada papai, pela sensatez 
:_ filha, fique à vontade, está em sua casa. Mas agora preciso voltar ao trabalho
Assunção se retirou da mesa sem trocar uma palavra com os demais. Clóvis estava visivelmente constrangido pela atitude de sua esposa, e a maneira como ela tratava os outros com superioridade. Assunção parecia disposta a destruir o lar e o casamento de seu filho. 



Helena  procurou a mãe para discutir sobre a decoração do seu antigo quarto. Ela estava empolgada com a ideia de transformar o espaço ao seu gosto, mas sabia que precisava da permissão do pai
:_ depois do ocorrido do almoço acho melhor esperar que ele volte para a casa não vou mais interrompe-lo
:_ é melhor assim filha 
:_ mamãe, onde você costuma comprar suas roupas?
:_ Costumo ir a algumas lojas e boutiques. É raro eu ir à cidade vizinha. Mas você pode conferir com a Dona Iolanda, esposa do seu Nelson. Ela é costureira e faz cada modelo lindo; tem mãos de fada 
:_ já estou um pouco entediada 
:_ Mas você acabou de chegar, filha. Que tal tomar um banho e descansar um pouco da viagem? 
:_ depois queria passear um pouco 
:_ seu Nelson deve estar ocupado para nos levar
:_ não é necessário que nos levem podemos ir caminhando e eu sei dirigir 
:_ não acho uma boa filha 
:_ o povoado é perigoso?
:_ não, mas é longe
:_ não tem problema mamãe
mesmo com alguma relutância. Helena tomou um longo e refrescante banho, sentindo-se renovada, mas ainda exausta da viagem
 Enquanto isso, Tadeu conversou com Otávio para acertar detalhes do trabalho. Ficou decidido que Otávio passaria por um período de experiência para poder ter a carteira assinada, o que deixou o rapaz bastante satisfeito 
:_ essa semana , vou preparar uma festa de boas-vindas para minha filha. Você ficará encarregado das compras no povoado e na cidade vizinha 
:_ correto patrão
:_ acima de tudo é importante que Helena não suspeite da festa. Será uma surpresa, então mantenha isso em segredo, por favor 
Otávio ouvia atentamente balançando a cabeça como sinal 
:_ preciso que contrate garçons e recepcionista
:_ Minha irmã Inês pode ajudar como recepcionista 
:_ Não, vocês são meus convidados nesse dia. Não quero que trabalhem 
:_ ora patrão 
:_ sua família sempre foi uma grande amiga da minha. Minha esposa estima muito sua mãe... desculpe, sua madrasta, Dona Iolanda
:_ eu fico muito feliz em saber disso 
:_ deixo em suas mãos , sei que posso confiar nisso

Enquanto isso, em casa, Iolanda estava preocupada com o acúmulo de trabalho. Com Inês de férias, ela pediu ajuda à filha 
:_ mãe, você sabe que não levo o mínimo jeito para isso
:_ mas Inês filha, Estou com muitos pedidos acumulados e, como você está de férias, poderia me ajudar ou, pelo menos, fazer as entregas dos pedidos?
:_Por que o Otávio não faz isso? Ele tem carro e seria mais seguro um homem para fazer as entregas 
:_ seu irmão começou a trabalhar hoje na fazenda dos Reis
:_ eu preferia outro tipo de trabalho ,mãe 
:_e você encontrou algum trabalho melhor? 
:_ Não, ainda não
:_ Inês, minha filha, você já é uma moça adulta e deveria me ajudar com os pedidos. Estou sobrecarregada 
:_ não entendo por que eu tenho que arrumar um emprego, se quem voltou para casa trazendo mais gastos foi meu irmão 
:_ não somos ricos , e trabalho nunca matou ninguém. Seu irmão sofreu uma grande desilusão, e seu pai fez certo em acolhê-lo. 
:_ Otávio não é seu filho. Não sei por que você o protege tanto 
:_ Otávio é meu filho sim. Eu cuido e amo assim como te amo, Inês. Ele é um bom irmão para você, e não há motivo para tentar me colocar contra ele 
Inês, irritada com a conversa, pegou sua bolsa e saiu apressadamente em direção ao povoado, deixando sua mãe falando sozinha , A mudança em Inês era evidente. Ela já não era a mesma menina de antes, e a mãe sentia uma dor crescente ao ver a frieza e o egoísmo da filha. Inês parecia ignorar o amor e o esforço que a família dedicava a ela e a Otávio. Sempre que podia, evitava o irmão, e todos acreditavam que era ciúmes. Afinal, Otávio recebia o mesmo amor, carinho e atenção de Iolanda, mas parecia que nada era suficiente para Inês


Nenhum comentário:

Postar um comentário