terça-feira, 17 de janeiro de 2023

My only one

  capitulo 5 :as  caminho de flores , pegadas de espinhos (parte 2) 




Tadeu chegou na fazenda e junto da filha foram almoçar .
levou seu pai para almoçar em casa naquele dia. Durante a refeição, ele comentou com os pais sobre a festa da Helena no dia seguinte. Contou animado que todos foram convidados e insistiu que precisavam ir . Iolanda não estava muito disposta a ir por causa da última briga que teve com a filha. Mesmo assim, resignou-se, pensando que, afinal, era a filha do patrão. Inês viu a oportunidade e pediu ao pai se poderia comprar um vestido para ela ir à festa 
:_Nelson , a Inês está de castigo e só vai à festa da Helena porque não há outra saída
:_ e o que Inês fez desta vez?
:_ eu só pedi dinheiro a mãe para comprar um vestido, apenas isso 
:_ sua mãe não iria te deixar de castigo por apenas isso Inês. Seus comportamentos estão errados e você está tratando todos com falta de respeito, só respeita quando precisa de algo 
Inês cruza os braços visivelmente contrariada 
:_ vocês pegam muito em meu pé e o pior é que é sem motivos
:_ ofereci um dos vestidos pronta entrega, mas Inês quer algo que não podemos oferecer, ainda mais porque ela não faz por merecer 
:_ é, já faz muito tempo que eu reparei que esse menina anda muito metida querendo ser o que não é , os vestidos que sua mãe faz são lindos e todas as damas de São Jorge usa
:_ eu gostei de um vestido que está na loja, é isso.  e como eu sou a melhor amiga da Helena...
:_ ai Inês , não sei o que faço mais contigo, entrando esse ano você vai encontrar um trabalho aqui em São Jorge, desse jeito não da para ficar não
:_ tudo bem pai eu prometo que passando a festa eu vou falar com Helena para ela me arrumar um trabalho na fazenda
:_ eu acho bom mesmo que faça isso dona Inês

Iolanda preferiu não contar ao marido o motivo da discussão com a filha. Ainda estava ressentida e tinha medo da reação de Nelson, sabendo que ele já estava sem paciência com as atitudes da garota  , Inês decidiu pedir desculpas a mãe pelas palavras 
:_ Inês, eu só quero que você peça desculpas se estiver realmente arrependida e entender as consequências da sua atitude. Se for da boca para fora, prefiro que não peça 
:_  eu falei por que estava estressada, mãe.  eu juro que só falei por que fiquei irritada com tudo que está acontecendo
:_ você precisa começar dar valor as coisas Inês. Palavras ao vento não se desfazem 
:_ me perdoa mãe de verdade
:_ eu vou observar suas atitudes nesses próximos dias 
:_ você não acredita em mim mãe?
:_ você não tem feito meio de confiar em você filha 
:_ eu posso ir ao menos na Bia?
:_ vai. De qualquer forma, você terá que ir à festa da senhorita Helena. A partir de segunda-feira, terá que arrumar um trabalho ou me ajudar nas entregas. Não tem outra opção. É hora de amadurecer e entender que a vida não é apenas festa, e valorizar as pessoas que dão a vida por você.
:_ tudo bem, mãe 



No carro Nelson questionou ao filho se ele sabia o que aconteceu entre Iolanda e Inês, o rapaz ficou pensativo se deveria responder ou não, mas pensou e entendeu que se a madrasta quisesse que o pai soubesse ela mesma teria falado, ele entendia que não era correto enganar o pai mas por outro lado tinha que compreender e respeitar as vontades da madrasta 
:_ não pai, mas deve ser por tudo que venha acontecendo nos últimos dias com a Inês e a forma dela se portar
:_ eu já nem sei mais o que fazer com essa menina para que ela crie juízo

Amália estava muito ansiosa pois no dia seguinte seria a festa que ela organizou a Helena e claro que não queria deixar nada estragar a empolgação a não ser pelos pitacos e comentários maldosos de Assunção 
:_ Amália ?
Amália se vira ao ouvir seu nome e encara Assunção com uma expressão neutra: 
:_ oi Assunção
:_ não me chama mais de dona? que falta de respeito 
Amália mantém a calma, escolhendo suas palavras com cuidado: 
:_ não, você não é uma desconhecida, é a mãe do meu esposo. Não te faltei com respeito, te chamei pelo seu nome, assim como você me chamou pelo meu 
Assunção olha para Amália com desaprovação: 
:_ esse mundo anda mesmo perdido
Amália mantém um tom educado, tentando evitar conflitos: 
:_ você queria alguma coisa?
:_ não, só perguntar como está o andamento da festa da minha neta
:_ está tudo correto para amanhã 
:_ e posso ajudar em algo?
:_ no momento não mas se amanhã quiser poderá ajudar
Assunção lança um olhar perspicaz para Amália: 
:_ e é amanhã que minha neta vai apresentar o namorado novo?
:_ Helena não está com namorado novo
:_ pensei que estava, o Otávio filho do empregado 
Amália levanta uma sobrancelha, claramente incomodada com o tom de Assunção: 
:_ Ai, Assunção. Eu deveria saber que é só mais uma das suas tentativas de me irritar, não é? 
:_ estou falando a verdade nora, Helena está namorando o filho do empregado
:_ tá bom Assunção tá bom!
´´ essa minha nora é uma idiota completa e nem se deu conta que a filha está andando com o peão , mas que fique claro que não vou permitir que essa vagabunda suje o nome dos Reis casando ou engravidando de um peãozinho qualquer nem que para isso ela precise estar morta, eu só não permiti o namoro de Tadeu com Dolores Maria por que ela era mais uma morta de fome e essa ridícula da minha nora teve a grande sorte de nascer rica , mas jamais permitirei que essa sem classe da Helena tenha um filho com um pobretão morto de fome´´ pensou Assunção com todo preconceito e arrogância que ela semeava a anos. 
´´ será que essa velha está certa desta vez e minha filha está se envolvendo com esse rapaz Otávio? não é possível, desde que ela chegou a São Jorge ela disse que não estava interessada em começar uma relação, abominava os homens daqui para agora estar envolvida com esse rapaz que é nosso funcionário, não... a Helena comentaria comigo caso tivesse alguma coisa com ele , não é possível´´ pensou Amália.
´´ eu não sei por que ainda levo a sério as coisas que essa velha amarga diz, sempre foi assim envenenado as situações e relações querendo ser o eterno centro das atenções´´ 

O que a senhora dos Reis não sabia é que a filha estava apaixonada pelo rapaz e foi amor a primeira vista assim como nos contos de fada e Helena não estaria disposta a abrir mão do homem amado por questões financeiras. Helena não era interesseira e nem uma alpinista social , trabalha, estuda , tem seu dinheiro, está terminando seu apartamento e não tinha necessidade de se envolver com alguém somente por dinheiro e se a tradição da família dos Reis era casamento por interesse financeiro Helena estava disposta a quebrar esse ciclo por amor. 



Mayara conversou com a irmã e foi sincera ao dizer que queria apresenta-la ao Gustavo 
:_ e quem seria Gustavo?
:_ é primo do Edu, uma gracinha de menino
:_ tudo bem Maya, mas eu não sei se quero conhecer nenhum menino
:_ irmã meu amor, até quando pensa em viver trancada nesse quarto sofrendo por causa do seu melhor amigo? a vida não acabou, você merece ser feliz, conhecer um carinha legal e ser correspondida 
:_ eu não sei Maya , eu não sei
:_ tem falado com a Lele?
:_ sim, ela retorna para São Paulo na segunda semana de janeiro 
:_ quem sabe ela consegue te animar um pouco
:_ Maya 
:_ diz,  meu amor 
:_ será que algum dia por ao menos um instante o Nandinho me viu como algo a mais que uma amiga ?
:_ eu não sei dizer meu amor, mas se ele não te enxerga como a mulher maravilha que você é, o azar é dele e de verdade você é muito  preciosa para sofrer por isso 
:_ a Lele me disse que tá saindo com um rapaz lá na fazenda e tá apaixonada 
:_ caramba é muito bom isso, depois do que o Renato aprontou ela precisava conhecer alguém legal, e isso vai acontecer com você também minha linda
:_ vamos ao shopping ?
:_ vamos sim, fico feliz que se animou 
:_ mais só nos duas 
:_ tá bom kkk o Edu vai sair com Gustavo 
Inês e Bia estavam conversando e Bia comentou sobre o encontro com Victor
:_ vocês ficaram?
:_ sim nos beijamos sim
:_ e você ainda pensa no meu irmão ? digo , se gosta dele e não como um amigo 
:_ eu ainda gosto dele , mas percebi que não vai rolar nada entre a gente , e sei lá o Victor tem sido tão gente boa comigo 
:_ fico feliz por que você merece ser feliz amiga




Otávio contou a Helena que o motivo de Iolanda ter tido uma crise de ansiedade foi uma discussão com Inês a menina quis saber como a senhora estava e Otávio a- acalmou dizendo que já estava tudo bem e que o que preocupava seus pais era a mudança de comportamento da filha. 
:_ vou ser muito indiscreta se eu perguntar se amanhã podemos nos ver?
:_ claro que não minha sereia, eu quero muito estar com você
:_ bom, hoje eu vou precisar voltar com meu pai então não vai dar para gente dar uma fugidinha kkk
:_ eu preciso passar no povoado com meu pai 
:_ eu não vejo a hora de poder declarar o nosso amor ao mundo , não tem para que ficarmos nos segurando, nos encontrando escondidos somos livres 
:_ eu amo esse seu jeito, parece uma princesa dos contos modernos kkkk linda, destemida
:_ tudo isso parece até um sonho 
:_ imagina para mim
:_ meu amor estou indo lá, meu pai já vai trancar as coisas, nos vemos amanhã
:_ te amo sereia
:_ te amo meu lindo 
Nelson viu o filho se aproximar e sem restar alguma dúvida disse 
:_ você estava com a patroinha denovo?
:_ estava falando com ela 
:_ é meu filho, enquanto você não arrumar um grande problema não vai se aprumar , eu sabia que você iria se apaixonar pelo canto da sereia
:_ por que fala isso?
:_ entre no carro para que o patrão não nos ouça 
Nelson dirigiu e conversava com seu filho 
:_ você se apaixonou pela beleza dessa moça e eu sabia que iria acontecer isso
:_ e por que você acha isso pai?
:_ por que sou homem assim como você e sei o quanto a patroinha é atraente
:_ que isso pai ,ela ainda é uma menina
:_ não, a patroinha é uma mulher e muito bonita e eu percebo o quanto não tira seus olhos dela e gostar de mulheres igual a Helena é um karma
:_ Helena não é nenhuma vagabunda pai
:_ eu sei que ela é uma dama e esse é um problema. sempre tem um pobre sofrendo pelo amor de um rico ,principalmente é uma historia recorrente na família dos Reis
:_ do que está falando ?
:_ eu vivo aqui em São Jorge desde menino e você não é o primeiro pobre a se apaixonar pelos dos Reis 
:_ e você pai já se apaixonou por uma mulher mais rica?
:_ só amei duas mulheres em minha vida, as mães dos meus filhos 
:_ é que você fala como se tivesse experiência nisso 
:_ falo por que vi as coisas acontecendo , sempre falavam no povoado e vilarejo que nhô Clóvis deixou uma noiva para se casar com a senhora Assunção e eu cresci junto desde moleque com Tadeu , não quero te ver sofrer filho 
:_ e a dona Amália você conhecia?
:_ sim, era uma filhinha de papai também, muito bonita e se parecia com Helena, filha de Eleonora e seu Gregório Guedes e assim que apareceu por aqui já logo conquistou o coração de Tadeu , tinha uma amiga nossa a Dolores que amava Tadeu, mas não poderia disputar com a mocinha Guedes que hoje é a senhora dos Reis que conhece 
:_ pai não sei o que dizer sobre tudo isso, Helena não é assim . você está a- julgando pelas situações do passado de épocas que ela nem nascida era 
:_ você ficou pensativo é por que tenho razão, essa menina é sua paixão 
:_ não , não tem nada a ver isso. eu apenas acho que é injustiça condena-la por ações alheias e fora que ela é totalmente diferente, divertida trata bem as pessoas, é inteligente, batalhadora. você mesmo a-elogiou para a tia e para minha irmã
:_ é o modelo de filha que todo pai sonha, responsável, honesta, inteligente e trabalhadora por isso , ela é uma menina genial filho eu concordo com você, mas não é a menina ideal para ser sua companheira isso iria trazer muitos sofrimentos 
:_ pai eu não penso assim, mas se essa é sua preocupação não precisa, pois Helena e eu somos amigos e nada mais que isso 
:_ você a- ama filho o canto da sereia te apaixonou 



Tudo isso deixava Otávio ainda mais inseguro pois ele tinha a ideia fixa de que Helena era alguém proibida para ele até que inevitavelmente ele se envolveu amorosamente com a patroa e ganhou uma bela e inesquecível declaração de amor da patroa , seu medo era que assim como Fabiana a loira o-abandonasse por outra pessoa , ainda mais Helena sendo rica ao contrário de Otávio. 
Enquanto Nelson tomava banho Otávio pediu ajuda a madrasta para escolher um presente que daria no dia seguinte a amada 
:_ tia Iolanda ,posso falar com você?
:_ pode sim filho 
:_ eu gostaria de levar uma lembrancinha amanhã para Helena, você poderia me ajudar?
:_ posso sim, mas o que você gostaria?
:_ algo que ela fosse usar e lembrar da gente
:_ da gente ou do amor dela? Você gosta dessa menina, né meu filho? 
:_ posso pedir segredo? kkkk 
:_ eu imaginei que sim, não dá para negar quando se ama
:_ então me ajuda a decidir algo, flores sem dúvidas ela ganhará aos montes, eu não tenho dinheiro para joias então...
:_ não há nada melhor do que ganhar flores do homem amado filho
:_ eu quero impressiona-la 
:_ você tem que impressiona-la pelo seu amor, companheirismo , pelo o que você é e não por bens materiais , pois se esse amor é genuíno somente os sentimentos fazem sentido 
:_ amanhã vou ir ao povoado logo cedo mas pensarei nas flores com carinho 
Otávio queria impressionar Helena e provar a todos que era digno de conquistar seu amor e que estava à altura. As palavras do pai mexeram muito com sua cabeça e ele estava se sentindo insuficiente para a garota. Mal sabia ele que o que conquistou o coração da menina foi sua simplicidade, seu sorriso, seu charme, e nada relacionado a dinheiro ou bens materiais. Helena estava tão apaixonada e só se importava se esse amor fosse verdadeiramente correspondido. 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário