domingo, 20 de novembro de 2016

relembre: homens e mulheres negros(a) que fizeram e fazem historia!!!

Luther King foi o mais famoso dos ativistas que lutou pela pró-igualdade racial dos Estados Unidos. Pastor da Igreja Batista, Martin palestrou e discursou por todo o território americano sempre pregando a igualdade e o ativismo pacífico. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. O seu assassinato ocorreu momentos antes de uma marcha em um hotel em Memphis no dia 4 de abril de 1968.

Malcolm x ficou órfão aos 6 anos e passou a adolescência em orfanatos e internatos. Junto com Martin Luther King Jr., representa a luta antissegregacionista americana. Ao contrário de Luther King, Malcolm defendia que os negros deveriam responder com hostilidade à violência imposta pelos brancos. Foi assassinado com 13 tiros, em 1965, enquanto discursava.

Símbolo da cultura reggae e rastafári, Bob Marley é uma das personalidades mais conhecidas do mundo. Vendeu mais de 75 milhões de discos e é considerado o maior artista do Terceiro Mundo, países de extrema pobreza e esquecidos pelo mundo. Bob Marley sempre passou uma mensagem de paz, amor e comunhão em suas músicas.

O Rei do Pop, tanto em carreira solo quanto em sua infância com os irmãos no Jackson 5, abriu caminho para os cantores e artistas negros na mídia norte-americana e mundial. Michael teve a pele de sua cor alterada por conta da doença vitiligo, em que altera a pigmentação da pele, mas sempre manteve o orgulho de ser negro.

Considerado como o maior escritor da literatura nacional, Machado de Assis, que mal estudou e nunca fez universidade, escreveu com maestria em todos os gêneros literários. Viveu durante a época da Proclamação da República e foi ávido comentador dos fatos. Junto aos outros colegas autores, fundou e foi o 1º presidente da Academia Brasileira de Letras.

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2009, Barack Obama foi o primeiro negro eleito à presidência da República dos Estados Unidos. Antes disso, Obama conquistou uma carreira singular, sendo nesse ínterim o único senador negro representando a legislatura.
Ganhador do Nobel da Paz, em 1993, Nelson Mandela foi o mais poderoso símbolo da luta contra o Apartheid, o regime segregacionista na África do Sul. Conhecido como Pai da Pátria em seu país, Mandela foi presidente da África do Sul por 5 anos, de 1994 a 1999. Para alcançar esse posto, símbolo da igualdade democrática, Nelson Mandela passou 3 décadas na prisão por "praticar terrorismo contra o regime Apartheid".




Joaquim Barbosa nasceu em uma família pobre em Minas Gerais e, aos 16 anos, foi sozinho para a Brasília tentar a vida. Hoje, mais de 40 anos depois, é fluente em francês, inglês, alemão e espanhol, tem mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris, foi Oficial de Chancelaria no Itamaraty e o primeiro negro a assumir o posto de presidente do Supremo Tribunal Federal.

Zumbi é um ícone da resistência negra à escravidão no Brasil. Em meados de 1670, passou a liderar o Quilombo dos Palmares, reunião de negros resistentes ao trabalho forçado. Conhecido como Zumbi dos Palmares por liderar o quilombo que carregava o mesmo nome, Zumbi foi morto em 1696 e teve sua cabeça exposta no estado de Pernambuco.

Condoleezza foi secretária de confiança do governo Bush no s EUA. Foi eleita pela revista Forbes a mulher mais poderosa do mundo, sendo porta-voz, muitas vezes, do governo americano. Hoje em dia Rice aposentou-se mas continua ligada à Casa Branca.

Dr. Charles Richard Drew nascido em 3 de junho de 1904 , tendo falecido em  1º de abril de 1950, foi um médico e pesquisador afro-americano. Pesquisou no domínio das transfusões sanguíneas, desenvolvendo melhores técnicas de armazenamento de sangue, e aplicou seus conhecimentos especializados no desenvolvimento de grande escala de bancos de sangue no início da Segunda Guerra Mundial. Ele protestou contra a prática da segregação racial na dádiva de sangue de doadores de diferentes raças, uma vez que faltava fundamento científico. Em 1943, Drew obteve distinção na sua profissão quando se tornou o primeiro cirurgião afro-americano a servir como um examinador na Câmara Americana de Cirurgia. Graças a seu trabalho milhões de vidas são salvas todos os anos.


Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks natural de Tuskegee no Alabama, nascida em 4 de fevereiro de 1913, vindo a falecer em 24 de outubro de 2005, foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no autocarro, ou ônibus, a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado Boicote aos Autocarros de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista. Foi uma militante dos direitos dos negros, recebendo diversas homenagens, em vida e póstumas. Servindo ainda de inspiração pela luta da igualdade em todo mundo e para os discursos de Martin Luther King.

Nas olimpíadas de Berlim, em 1936, o norte-americano Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro nas provas de atletismo. Em sua premiação, Adolf Hitler não o cumprimentou. A maioria das pessoas conhece essa história mas, o que muitos não sabem, é que nem Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos no período, parabenizou o atleta.


O negro já carrega uma herança história cruel. A mulher negra, então, muitas vezes acaba esquecida nas aulas de história. Dandara dos Palmares foi uma grande guerreira na lua pela liberdade do povo negro. No século XVII, conquistou espaço de liderança nas lutas palmarinas e enfrentou todas as lutas seguintes em Palmares. Foi companheira do Zumbi de Palmares e seguia ao seu lado sem perder o protagonismo feminino. Ela morreu em 1694 durante uma batalha para defender o Quilombo dos Macacos. Outras mulheres também lutaram em séculos aproximados, mas também são frequentemente esquecidas, como o caso da Tereza de Benguela, liderança quilombola no século XIII. Ela assumiu o comando do Quilombo do Piolho em Mato Grosso depois da morte do seu marido. Posteriormente, comandou o Quilombo do Quaritê que cresceu sob sua guarda e inclusive agregou índios bolivianos e brasileiros. Tereza foi presa pela Coroa Portuguesa e cometeu suicídio por negar a escravidão,Pouco se sabe sobre ela, mas foi descrita como uma grande e valente guerreira que auxiliou Zumbi em estratégias e planos de ataque e defesa. Dominava técnicas da capoeira e lutou em muitas batalhas a ataques a Palmares. Infelizmente, acabou se matando jogando-se da pedreira mais alta de Palmares, para não voltar à condição de escrava.

JOHN RICHARD ARCHER - 1913. O ativista (1863-1932) é o primeiro prefeito negro eleito na Inglaterra. Após seu mandato na cidade de Battersea, marcado por acusações racistas divulgadas pelo partido de oposição, passaria a vida militando contra o preconceito.


KOFFI ANNAN - 1997. Nascido em Gana, termina os estudos nos Estados Unidos. Começa a trabalhar na Organização das Nações Unidas em 1962. Em 1997, entra para a História como o primeiro secretário-geral negro da entidade, cargo que deixa em 2007

STANLEY O’NEAL - 2002. Nunca antes um afro-americano tinha dirigido um grande banco de Wall Street. O’Neal assume o Merril Lynch e só se afasta em 2007, após a empresa perder mais de 8 bilhões de
dólares em créditos.

Ellen Johnson Sirleaf: presidente da Libéria e a primeira mulher a ser eleita chefe de estado de um país africano. Foi eleita pela primeira vez em 2005 e reeleita em 2011, ano em que também ganhou o prêmio Nobel da Paz, pelo seu trabalho como a Primeira Ministra da Libéria.


Oprah é apresentadora de televisão e empresária, além de ser uma das pessoas mais influentes do mundo. Ganhou múltiplos prêmios Emmy por seu programa de TV, que é o talk-show com maior audiência da história da televisão norte-americana.



Wangari Muta Maathai Ativista política do meio ambiente no Quênia. Fundou o movimento Cinturão Verde Pan-africano, iniciativa que plantou mais de 30 milhões de árvores. Por sua luta na conservação das florestas, se tornou a primeira africana a ganhar o prêmio Nobel da Paz, em 2004.
 
Maya foi a primeira motorista negra de ônibus em São Francisco, com apenas 17 anos. Foi também mãe solteira em uma época em que isso era pouco comum. Na década de 50, se firmou como atriz, cantora e dançarina. Maya foi também a primeira mulher negra a se tornar roteirista em Hollywood,
Foi amiga de Martin Luther King Jr. e Malcolm X e trabalhou durante anos para o movimento de direitos civis, além de ter viajado o mundo ajudando em movimentos de independência africanos.
Conhecida como Black Moses, Harriet foi uma abolicionista e humanitária que lutou contra a escravidão e o racismo. Ela resgatou setenta escravos utilizando uma rede de ativistas abolicionistas.
Angela é professora, filósofa socialista e integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos. Se tornou famosa mundialmente pela militância em prol dos direitos das mulheres e contra o racismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário