sábado, 3 de agosto de 2024

my only one - 2 temporada

 capitulo 4: tentativas em vão ( parte 1) 



Paulina desceu as escadas com o olhar fixo no chão, o coração batendo acelerado.  temia a reação da patroa que havia lhe dado uma ordem que a moça não cumpriu , Paulina era uma moça muito carismática e trabalhadora dedicada ,seus pais eram pobres e rígidos então para fugir da rigidez de seus pais começou a trabalhar desde menina, não tinha namorado e mesmo com tantas qualidades tinha baixo auto estima por conta da sua aparência e origem humilde, desceu as escadas e se aproximou da mesa 
:_ com licença dona Joane
:_ sim Paulina, falou com Beatriz?
:_ sim dona Joane eu avisei , porém a menina não quis descer
Joane deu um longo suspiro, seus olhos revelando uma mistura de frustração e cansaço. Embora tivesse suas falhas, ela sabia separar as situações e reconhecia que Paulina não era culpada pelo comportamento inadequado da filha. 
:_ tudo bem Paulina. Eu mesma vou falar com ela. Obrigada. 
:_ por nada patroa 
Enquanto isso, Estevão observava a situação com visível desconforto. Ele se virou para Joane e, com um tom de reprovação, falou: 
:_ eu espero que você coloque sua filha nos trilhos antes que eu coloque 
:_ é claro que sim, essa menina passou dos limites 
Joane levantou-se e pisando firme subiu em direção ao quarto da filha, Joane era mulher conservadora que gostava de ter o controle da casa dos filhos isso causava orgulho em Estevão e mesmo sendo uma mulher independente , formada na área da saúde continuava sendo uma mulher submissa de seu marido. Ela abriu a porta do quarto de Beatriz sem sequer bater. Beatriz estava sentada em frente ao computador, com os fones de ouvido nos ouvidos e as pernas cruzadas de maneira relaxada, os pés direito repousando na perna esquerda. Joane, irritada, puxou os fones de ouvido da filha, que virou a cabeça com um olhar de deboche. 
:_ o que foi, em ?
:_ não ouviu o que a Paulina disse ? é para ir almoçar conosco 
:_ Eu já sei, mas não quero. Tenho um horário marcado no salão da Lary 
:_ Beatriz, isso não é um pedido nem um convite, é uma ordem! 
:_ ai me poupe, não tenho mais idade para receber ordem
Beatriz terminou a fala e voltou sua atenção ao computador, Joane, com os olhos faiscando de fúria, puxou Beatriz pelo braço com uma força inesperada, obrigando-a olhar para a mãe 
:_ presta atenção enquanto eu estiver falando garotinha. enquanto você morar na minha casa vai me obedecer , tá entendendo ? você mora debaixo do meu teto , vive do meu dinheiro vai me obedecer
:_ a é ? e seu eu não quiser?
Joane se aproximou ainda mais da filha com os olhos em chamas puxou a filha pelo braço fazendo com que ela levantasse
:_ era o que faltava agora, vai me agredir  Joane ?
:_ Se eu quiser, sim! Sabe por quê? Porque sou sua mãe! E você vai voltar a ser uma pessoa decente, querendo ou não! Enquanto você viver nesta casa, eu mando em você! 
:_ Quando foi que você se tornou tão narcisista? Ah, já sei... Quando casou com meu pai, dando o golpe da barriga! 
As palavras cortaram Joane como uma faca. Ela sentiu uma dor intensa no peito e, em um impulso, desferiu um tapa no rosto da filha, empurrando-a com toda a raiva acumulada. Beatriz, chocada com a agressão, rapidamente substituiu o susto por uma expressão de fúria. 
:_ esse tapa não vai ficar assim , Joane
:_ Ande! Caminhe para a cozinha. A partir de hoje, você fará o que eu mandar!


Ana Beatriz Beatriz desceu para almoçar com uma sensação de desânimo, seu coração carregado de relutância. Embora sua vontade fosse de se isolar e evitar a refeição familiar, ela sabia que não podia arriscar perder os privilégios que seus pais lhe concediam. A vida de Beatriz, que antes era marcada por um amor pela leitura, um desejo sincero de estudar e um comportamento romântico e educado, havia mudado radicalmente. Agora, sua existência girava em torno de perseguir Helena e elaborar estratégias para conquistar Otávio.  A jovem que um dia sonhou com um futuro promissor e verdadeiro havia se perdido em um mar de ego e vaidade . Determinada a conquistar Otávio a qualquer custo, Beatriz transformou sua maneira de se vestir. Suas roupas agora eram mais sensuais e ousadas, uma tentativa constante de imitar cada detalhe da enigmática Helena. A inocência e o idealismo que antes a definiram haviam sido substituídos por uma determinação feroz. Ela estava disposta a fazer o que fosse necessário para alcançar seus objetivos, incluindo afastar-se da ideia de conhecer um rapaz genuíno, como Victor, que a amava e estava disposto a lutar por ela. 
Ao ver Ana Beatriz se aproximar da mesa, Joane não conseguiu esconder um sorriso de satisfação maquiavélica. 
:_ muito bem,  Ana Beatriz.  a partir de hoje,  todas as nossas refeições voltaram a serem feitas em família
:_ sim senhora 

Estevão começou a se servir, seu gesto imponente e calculado como o “homem” da casa. Em sua casa, as regras eram claras: ninguém se servia antes dele. Era uma tradição profundamente enraizada, uma marca de sua posição de soberania e controle. A ordem das refeições era uma questão de respeito e estrutura, e todos conheciam seu lugar: primeiro ele, seguido por Joane, a dama do lar, e, por último, seus filhos, Bruno e Ana Beatriz. 
Enquanto a refeição começava, Bruno decidiu abordar um assunto delicado. Com um tom neutro, ele mencionou o teste de DNA de Cecília, uma abordagem que imediatamente gerou desconforto. Joane, que estava envolta em uma aura de elegante frieza, fechou a expressão em um semblante de desaprovação. 
:_ hoje recebi um ema-il. O teste de paternidade da Cecília já foi agendado; estamos apenas esperando para realizá-lo 
A reação de Joane foi instantânea. Seu rosto se contorceu em uma expressão de desgosto. Sentia um amargo sentimento de frustração ao ver que seus esforços para manter Cecília afastada de Bruno estavam se revelando inúteis. O fato de que Estevão parecia ter uma grande parcela de responsabilidade nisso apenas intensificava sua irritação.
:_ e você sabe que , se o resultado for positivo, a sua vida vai mudar completamente, não é? Vai ter que se tornar um homem responsável e pai de família 
:_ eu sei, mãe. Estou ciente de tudo. Se Cecília for minha filha, quero garantir que ela receba tudo o que é seu por direito, o que até agora foi negado. 
:_ vai fazer isso com seu salário, Bruno ?
Estevão, percebendo a crescente tensão e sabendo que Joane não tinha conhecimento do acordo que ele havia feito com Gabriela, a mãe de Cecília, interveio antes que a situação se agravasse. 
:_ por favor Joane e Bruno,  não é hora para essas discussões. A refeição é um momento sagrado, e devemos respeitar esse tempo em família 
Joane assentiu obedecendo ao marido 


Tadeu chegava em casa, o coração leve e cheio de expectativa. De longe, avistou o carro que sua filha usava em São Paulo e um sorriso largo se formou em seu rosto. Ele estacionou o veículo e desceu, ansioso para ver sua família. Ao entrar na casa, foi recebido pela cena que sempre havia sonhado: sua esposa, doce e elegante, estava organizando a mesa do almoço, enquanto Helena, sua filha, ajudava com cuidado.  a cumplicidade que o pai havia criado com a filha no último mês de férias com a filha trabalhando ao seu lado era muito bonita, Helena havia se tornado o braço direito do pai na fazenda. Quando Helena percebeu a chegada do pai, seu rosto iluminou-se com um sorriso radiante. Ela correu até ele e o envolveu em um abraço apertado e caloroso 
:_ papai 
Tadeu abriu um sorriso sentindo o abraço de sua filha
:_ Helena que bom que você veio! 
:_ estava com tanta saudade
:_ por que não me avisou ? eu iria te buscar 
:_ eu vim de carro pela estrada velha foi mais rápido, cheguei a pouco 
:_ não é perigoso viajar sozinha ? 
:_ eu vim pela manhã , o sol estava brilhando e foi rápido 
Tadeu se aproximou de sua esposa e deu-lhe um selinho suave nos lábios. Ele então a abraçou, um gesto que refletia seu carinho e a felicidade de estar reunido com a família. 
:_ e seus avôs ,como estão ?
Helena hesitou por um momento, seus pensamentos voltando para a situação delicada de seus avôs. Sabia que era apenas uma questão de tempo até que Clóvis e Assunção tomassem rumos diferentes, mas não queria preocupar o pai com isso. 
:_ estão bem , graças a Deus. O vovô começou aulas de pilates e está super feliz 
:_ que bom , minha filha! E ele não quis te acompanhar? 
:_ ele está muito empolgado com o pilates, e a avó tinha alguns compromissos na cidade. Mas eles vão me acompanhar na próxima viagem 
O sorriso de Tadeu se alargou, um reflexo de seu contentamento e alívio. 
:_ isso quer dizer que você vai voltar mais vezes , né filha?
:_ claro que sim ,papai. E quero trazer o vovô também 

Amália avisou Sebastiana que o almoço poderia ser servido pois o marido já havia chegado em casa , Helena então pediu que ela se sentasse na mesa com a família , Helena tinha muito carinho por ´´Tiana´´ a forma carinhosa que chamava a moça.
 o assunto do almoço era promissor, Helena falou sobre a faculdade, trabalho e seu projeto ´´urban Lady´´ que desde o início já fazia sucesso 
:_ e o Tavinho me contou que vão reformar o ateliê da dona Iolanda, Papai, você sabe como está o planejamento? 
:_ filha até onde eu sei, o projeto ainda está na fase de planejamento. A planta ainda está sendo desenvolvida. 
:_ papai posso te pedir um favor ?
:_ claro que sim filha 
:_ você poderia dar uma força nessa questão? Eu sei que você conhece muitos profissionais, e a dona Iolanda é tão dedicada. O Tavinho está muito empenhado em realizar esse sonho dela 
:_ claro que sim minha filha, hoje mesmo falo com Nelson e vamos pessoalmente buscar outros profissionais 
:_ papai você é o melhor!



Em são Paulo no shopping, Catarina aproveitou a oportunidade de que Maitê chegaria mais tarde após o almoço para conversar com Tainara sobre uma informação que havia chegado até Helena através de Maitê. 
:_ oi,  Taianara 
:_ oi Cate tudo bem ?
:_ tudo sim. eu queria ter uma palavra com você
:_ Claro, só vou deixar minha bolsa no armário 
Tainara começou a caminha em direção ao armário mas foi interrompida por Catarina 
:_ vai ser  rápido!
:_ tá,   mas preciso deixar minha bolsa e pegar água. Se quiser, pode me acompanhar 
:_ a loja ficaria vazia 
:_ então você vai ter que me esperar 
Tainara já imaginava que a conversa não seria amigável. Sabia que Catarina provavelmente estava lá para discutir um assunto complicado. Seguindo sua rotina, Tainara trancou a bolsa no armário e encheu uma garrafa com água gelada. Ela fez uma rápida verificação pela loja para garantir que não havia clientes presentes e se dirigiu ao caixa onde Catarina a aguardava. 
:_ sim, Cate, pode dizer
:_ Vou ser direta, porque não gosto de rodeios 
:_ sim, eu também não
:_ eu não achei de bom tom que você foi fazer fofoca a Maitê 
:_ é sobre o ex namorado de Helena ?
:_ Isso mesmo! 
:_ não foi fofoca, eu apenas comentei por que naquele dia eu tentei falar com você e você não escutou
:_ foi fofoca, pois o fato aconteceu nas férias da Helena, há sei lá, um mês e meio atrás, e agora você decidiu falar sobre isso. Pareceu maldoso! 
:_ não nada vê! eu falei por que não conhecia o Renato, e mencionei para a Maitê apenas para relembrar a situação 
:_ mas o que você tinha a ver com isso, Tainara? Foi só para fazer fofoca? 
:_ cara , foi só um comentário 
:_ um comentário que chegou até aos ouvidos de Helena
:_ eu não falei nada com ela 
:_ foi a Maitê
:_ Isso não é um problema meu! 
Catarina , agora visivelmente irritada, respondeu de forma ríspida: 
:_ nunca foi da sua conta com quem eu falo ou deixo de falar. Mas, pelo jeito, você está com a vida tão vazia a ponto de se dedicar a fofocas. 
:_ e por que te afeta tanto a Helena saber que você falou com esse cara? Ele é seu amigo, e se você não deve nada, não tem o que temer 
Catarina passou a língua pelos lábios, tentando controlar a raiva que a consumia. Tainara tinha, de fato, um ponto válido em seu argumento. 
:_ é só isso que você queria, Catarina? 
:_ não se meta mais na minha vida, e quando tiver algo para dizer, venha falar diretamente comigo. É muito covarde esse leva e trás 
:_ foi só um comentário, você viu malícia onde não tem. Nem a Helena achou ruim; pelo contrário, ela ficou preocupada com você. Mas, agora, vendo sua reação, me parece que sim há malícia na situação 
:_Não se meta comigo, Tainara, ou você vai se arrepender 
:_ é uma ameaça?
:_ Claro que não! É um lembrete .— Cuida da sua vida e presta atenção no seu namoradinho. Ops, nem namorado ele é ainda. 
:_ Catarina você não vai conseguir me envenenar contra o Felipe
Catarina, com um sorriso maléfico se formando em seus lábios, deu uma última olhada para Tainara antes de voltar para seu computador. Seu sorriso revelava uma satisfação perturbadora, como se ela tivesse deixado uma semente de dúvida plantada na mente de Tainara. 


Depois do almoço, Tadeu retornou para a empresa, determinado a cumprir a promessa que havia feito à filha. Estevão deixou Bruno no trabalho e foi cuidar de outros compromissos. Enquanto isso, Bruno aguardava ansiosamente a resposta de Gabriela sobre o teste de paternidade. Joane decidiu descansar, já que à noite teria plantão no hospital. Beatriz, aproveitando a oportunidade de estar sozinha, decidiu sair de casa, mesmo que ainda faltasse um tempo para o horário agendado na Lary. Ela não suportava mais ficar em casa,  Nina não respondia suas chamadas então deveria estar com Salvador, seu marido.
 A  noticia que um carro da capital na casa dos dos Reis já estava rondando toda são Jorge, Clotilde e Mercedes, sentadas em uma cadeira  na calçada, aproveitavam a situação para espalhar as novidades. Conversavam animadamente sobre a presença do carro e os possíveis motivos de sua visita, atraindo a atenção de quem passava. Ana Beatriz, que estava no mercado comprando Coca-Cola, ouviu a conversa das duas mulheres. O assunto a intrigou e, incapaz de ignorar a fofoca, decidiu se aproximar para entender melhor o que estava acontecendo.
:_ oi dona Clotilde , dona Mercedes 
:_ oi Bia ! passeando ?
:_ sim, fui ao mercado. Minha mãe está descansando, meu pai e Bruno estão trabalhando, então eu aproveitei para sair um pouco
:_ está muito bonita
:_ obrigada dona Clotilde 
:_ tá sabendo de algo ?
:_ sobre o que dona Clotilde?
:_ sobre aquele carro da capital que está rondando a casa dos Reis. A gente está tentando entender o que está acontecendo. E como sua cunhada Inês trabalha para os Reis, pensei que talvez você soubesse alguma coisa 
:_ não, ainda não vi Inês hoje. 
:_ Um carrão, deve ser algum parente ou algum empresário. Fiquei sabendo que vão montar uma loja para a dona Iolanda 
:_ não, não é isso. O Tavinho vai mandar reformar o ateliê dela. 
:_ ah sim entendi 
:_ Otávio, desde que começou a namorar a menina dos Reis, tem tirado a sorte grande. Essa menina é como um trevo de quatro folhas para ele. 
Mercedes sabia bem o impacto de suas palavras. Ela estava ciente dos sentimentos de Beatriz por Otávio e de como ela fazia de tudo para perseguir Luísa, a sobrinha de Mercedes. Sua provocação não passava despercebida. 
:_ não acho. Tavinho sempre foi trabalhador, e além do mais, a reforma foi um presente da Elisabeth, prima do Tavinho. 
:_ ´´ Tavinho´´
Mercedes debochou, acentuando a forma íntima como Beatriz se referia a Otávio. Sua voz estava carregada de sarcasmo. 
:_ sim, por que ?
Mercedes soltou uma risada leve, claramente satisfeita com a provocação. Clotilde, percebendo a tensão crescente, tentou mudar de assunto, percebendo o desconforto no ar.
:_O importante é que vai ter mais um assunto em São Jorge. Digo, mais um empreendimento interessante para a cidade 
:_ É verdade, ela é merecedora. Estou indo porque tenho hora no salão. Até mais tarde 

Na casa da família dos Reis, o assunto do momento era Elisabeth. Amália estava visivelmente frustrada e confusa, não conseguia entender por que Elisabeth havia deixado o Brasil sem aceitar conhecê-la ou, ainda mais, por que não apresentou Sophia a Helena. 
:_ eu falei com a Elisa poucas vezes, sabe? Ainda é estranho, mãe 
:_ essa mulher é muito misteriosa. e Sendo honesta, eu até agradeço que ela tenha ido embora de São Jorge. Ela me parecia sinistra, e além do mais, eu não gostava dela perto de você. 
Helena assentiu, compreendendo o ponto de vista da mãe. Ela mesma começava a desconfiar das intenções de Elisabeth.
:_ eu comecei a desconfiar dela também. A pessoa perde minha confiança se mente para mim 
Amália, com um gesto carinhoso, se aproximou da filha e arrumou alguns fios de cabelo que estavam caindo sobre sua orelha. Helena sorriu com o carinho e a atenção da mãe, sentindo-se reconfortada. 
:_ Mãe, olha isso
 disse Helena, pegando seu celular e mostrando uma foto que Inês lhe enviara. Era uma imagem da carteira de identidade de Olivia.
:_ essa é a mãe do Tavinho ?
:_ faz alguns anos que ela faleceu, mas a foto realmente parece ser de Olivia e parece um RG original. Como você conseguiu isso? 
:_ foi Inês que me enviou, na casa dela quase não tem mais nada de Olivia
:_ Nossa, que situação. Tudo isso por causa dos ciúmes de Iolanda? 
:_ Eu não sei dizer com certeza. Na verdade, quase nunca se menciona o nome de Olivia na casa do Tavinho. E também percebi que houve uma tensão quando Elisabeth apareceu. 
Amália franziu a testa tentando buscar razões para isso, além de claro o ciúmes da atual esposa
:_ mãe...
:_ sim,  filha 
Helena então abriu outra foto em seu celular, desta vez de Elisabeth ao lado de Sophia. Com um gesto de urgência, ela a mostrou para Amália. 
:_ eu sei que você já viu a foto da Elisa, mas olha 
Amália olhou para a foto e, assim que seus olhos caíram sobre a imagem de Elisabeth ao lado de Sophia, seus olhos se arregalaram em total surpresa. A semelhança entre Elisabeth e Olivia era inegável.
:_ meu Deus , Helena 
 sua expressão refletindo um choque e uma revelação inesperada. — A semelhança é impressionante. Elas são praticamente idênticas. Helena, observando a reação da mãe, sentiu uma mistura de alívio e preocupação. 
:_ é eu tive a mesma reação, não apenas pela Elisabeth por que ela tem muitos procedimentos , cabelo tingido, mas a Sophia é uma cópia idêntica de Olivia
:_ realmente elas são muito parecidas
mãe e filha compartilhavam um pensamento perturbador, mas nenhuma delas ousava verbalizá-lo em voz alta.  ou Elisabeth e Olivia são gêmeas e Elisabeth sente muita saudade da irmã, ou Elisabeth ...

O segredo de Elisabeth estava prestes a ser descoberto, Amália conhecia Olivia desde adolescentes e não se lembrava de Olivia ter mencionado uma prima nem distante chamada Elisabeth, alias nunca havia conhecido nenhum parente de Olivia ,pois desde que ela havia engravidado de Otávio seus pais a-expulsaram de casa , Amália pediu que Helena colocasse as duas fotos ao lado 
:_ assim ao lado parece um antes e depois, é como se...
Amália não conseguia completar, não conseguia falar que suspeita que Elisabeth possa vir a ser a própria Olivia 



Nenhum comentário:

Postar um comentário